Horizonte nebuloso: O trabalhador não pode pagar a conta

Iniciamos o ano de 2015 com algumas preocupações com a economia do país, principalmente para os trabalhadores.

O segundo mandato da presidente Dilma, e sua nova equipe econômica, inicia-se sob a bandeira de cortes orçamentários e reduções de despesas, aumento de juros e impostos, o que por um lado deve reduzir a inflação a médio prazo, mas que promove mais desaquecimento da economia.

O setor empresarial parece que tem entrado nessa “onda de redução de custos”, e algumas grandes empresas iniciaram 2015 reduzindo quadro de funcionários, outras cortaram benefícios, ou seja, querem “reduzir custos” as custas dos trabalhadores, isso nós Sindicalistas não aceitamos.

O exemplo emblemático veio das montadoras, onde de uma só, a Volkswagen demitiu 800 pais de família, mas graças à ação firme do sindicato local e a participação efetiva da categoria, tiveram que readmiti-los após 11 dias de greve.

Nós do segmento papeleiro estamos atentos e mobilizados para impedir tais manobras, e contamos com o apoio e participação da categoria, pois o empresariado brasileiro precisa aprender a cortar na própria pele, reduzindo seus custos com o alto escalão, frota de veículos e outros, antes de pensar em reduzir direitos dos trabalhadores, pois estes sim são o maior patrimônio das empresas.