Parabéns, categoria de PAPELEIROS do Brasil!

SEGUIMOS JUNTOS NA LUTA!
Parabéns, categoria de PAPELEIROS do Brasil!

Pronunciamento de hoje (14/070, relato que este final de semana eu tive a honra de participar de uma plenária da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Papel, Papelão e Cortiça do Estado de São Paulo e da de Mato Grosso do Sul. Foi, lá na Praia Grande, na Avenida dos Sindicatos, um evento extraordinário, com papeleiros desses dois Estados e das várias bases.Naquele diálogo fizemos uma análise da conjuntura, falamos sobre os direitos dos trabalhadores perdidos aqui nesta Casa com o Governo Bolsonaro, falamos da esperança de termos um novo governo com Lula Presidente e discutimos sobre a campanha salarial, item da pauta da reunião. Havia tanta gente reunida. Foi uma acolhida extraordinária.

Sr. Presidente, como não tenho condição de citar o nome de todos e todas que estavam presentes naquela plenária, mais de 200 pessoas, vou me referir pelo menos às lideranças. Quero saudar o nosso companheiro Betinho, Presidente da Federação dos Papeleiros de São Paulo, que me acolheu com muito carinho. Também saúdo o nosso querido companheiro Antônio Roberto do Vale, o Morungaba, Secretário-Geral; de Jundiaí, o nosso querido Pedrinho, Pedro Luiz Molena, Secretário de Finanças; de Bragança Paulista, o nosso companheiro Antônio Carlos Nunes de Mattos, o Bugalu, Vice-Presidente; de Araras, o José Benedito Pôncio, 2º Vice-Presidente; de Aparecida, o Benedito Moreira Pereira; de Caieiras, o Anderson Donizeti Cardoso, o Chicão; de Campinas, o João Roberto da Silva; de Guarulhos, o Eduardo Henrique Neves; de Itapira, o Ricardo Pires Toledo; de Limeira, o nosso Betinho, Presidente do Sindicato de Limeira e da Federação; de Luís Antônio, Ribeirão Preto, Santa Rosa do Viterbo, Serrana e Tambaú, o companheiro Geraldo Jurandir Pinheiro; de Mogi das Cruzes, o nosso querido companheiro Márcio de Paula Cruz, o Bob; de Mogi Guaçu, os Marcílio dos Reis; de Piracicaba, o Emerson Machado Cavalheiro; de Pindamonhangaba, o Hilton Roberto Nicoletti; de Porto Feliz, o Davi Romero; de São Carlos, o Eduardo Sanches; de Salto e região, o Robson Henrique de Rosa Paulino; de São Paulo, Santos, Osasco, Itapecerica da Serra, Cajamar, Cubatão e São Roque, o nosso querido João Chagas; de Penápolis, o José Carlos; de Três Lagoas, o Almir Morgão. Quero também saudar o acolhimento da Juliane e Silvânia, secretárias da federação.

Quero informar que naquela conferência foi realizada a aprovação da pauta de reivindicações, em que estão previstas a luta pelo reajuste salarial mais 3% de aumento, o piso salarial, o abono indenizatório, a cesta de alimentos com a referência do DIEESE, a manutenção de postos de trabalho, o combate ao assédio moral e sexual no trabalho, algo muito grave — inclusive, sou autor de um projeto dessa natureza —, e o combate a toda forma de discriminação, sem nenhum direito a menos. A data-base é 1º de outubro.

Por fim, quero dar parabéns à categoria dos papeleiros do País.