Bancos, operadoras de telefonia e universidades participam de campanha de renegociação de dívida do Serasa
Até 30 de novembro, consumidores inadimplentes de todo o país podem renegociar dívidas atrasadas ou negativas pelo site do Serasa. Os descontos para tirar o nome do vermelho chegam a 98%, dependendo da empresa participante.
O evento reúne 31 empresas, entre elas: Santander, Itaú, Recovery, Ativos, Net, Claro, Embratel, Anhanguera, Credsystem, Ipanema, Unopar, Sky, Nextel e Banco BMG.
Para participar, o consumidor deve acessar o site com o número do seu CPF, consultar se a empresa para a qual deve está participando do feirão e clicar na oferta proposta. É possível ainda fazer uma contraproposta. O serviço é gratuito.
De acordo com o Serasa, na última edição do feirão, realizada em março de 2019, mais de 679 mil acordos foram fechados, somando mais de R$ 2,8 bilhões em descontos concedidos.
“Sabemos que o final do ano é um momento que as pessoas estão com mais possibilidades de quitar suas dívidas por conta do 13° salário, por isso, repetimos essa edição, com preços diferenciadas por um determinado período, para que mais pessoas possam colocar suas contas em dia”, afirma Lucas Lopes, gerente do Serasa Limpa Nome.
Quem mora em São Paulo também poderá acertar as contas presencialmente, no largo da Batata, próximo à estação Faria Lima, entre os dias 11 e 17 de novembro, das 8h às 18h.
Inadimplência
Segundo estudo da Serasa Experian, em setembro de 2019, 63,2 milhões de brasileiros estavam inadimplentes. Em setembro de 2018, eram 60,1 milhões. O valor médio da dívida é de R$ 3.997.
A maior concentração dos negativados tem entre 26 e 40 anos de idade (38,3% do total). Em segundo lugar estão pessoas de 41 e 60 anos, que correspondem por 34,5% do total.
A maioria das dívidas, diz o levantamento, foi contraída junto aos setores bancários e de cartão de crédito, totalizando 28% do total. Contas básicas como de energia elétrica, água e gás, somam 19% do total de débitos em atraso.
De acordo com o levantamento deste mês da CNDL/SPB Brasil entre os maiores vilões da inadimplência estão o cheque especial (52%), o financiamento de automóvel (52%), o financiamento da casa própria (35%), as mensalidades escolares (26%), os empréstimos com parentes e amigos (23%), as contas de telefone (20%), os boletos de TV por assinatura e internet (16%) e as conta de água e luz (11%).
Feirão Serasa Limpa Nome
Até 30 de novembro
Entre no site: www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/
Ou no aplicativo do Serasa Consumidor
Digite seu número de CPF
Confira se a empresa para quem deve participa do evento
Clique na proposta
Empresas participantes*
Santander
Itaú
Recovery
Ativos
Net
Claro
Embratel
Anhanguera
Credsystem
Ipanema
Unopar
Sky
Nextel
Banco BMG
Digio
Hoepers
Porto Seguro
Tricard
Oi
Zema
Unic
Fama
Pitágoras
Uniderp
Unimed
- Cada empresa oferece seu próprio prazo de pagamentos e desconto para a quitação das contas
Inadimplência
Segundo levantamento da Serasa Experian, em setembro de 2019, o país registrou 63,2 milhões de consumidores inadimplentes. São 3,1 milhões a mais do que em setembro de 2018
A maior concentração dos negativados (38,3% do total) tem entre 26 e 40 anos.
A maioria das dívidas foi contraída nos setores bancários e de cartão de crédito, chegando a 28% do total.
Regiões
O Sudeste tem o maior número de inadimplentes, com 45,2% do total
A região Nordeste fica em segundo, com 24,7%
O Sul registra 12,9% dos negativados
Já a região Norte tem 9,2%, seguido da região Centro-Oeste, com 8,1%
Fonte: Serasa Experian